Chat (Offline) X
   Assistência técnica :
219 668 911    
   Email:
ola@quantinfor.com
Início > Notícias > comprar online em seguranca

Comprar Online em Segurança


Siga o nosso Guia de Sobrevivência e saiba como fazer compras online seguras.



A Black Friday está a chegar com grandes descontos e vendas (ao menos deveria ser assim). Na verdade, a febre já começou. Se já tentou comprar offline no dia, provavelmente arrependeu-se. Compras offline na Black Friday e na Cyber Monday podem ser uma dor física – às vezes literalmente.

Por que se espremer na rua à espera que uma loja abra se pode comprar no conforto do seu lar, não é? Compras online são mais convenientes, e ninguém corre o risco de ser esmagado por uma multidão de compradores compulsivos.

Isso pode até ser verdade, mas compras online possuem perigos, e a Black Friday, Cyber Monday, juntamente com o Natal, constituem a alta temporada de caça para os cibercriminosos. Enquanto está a tentar conseguir uma TV novinha ou uma calça jeans pelo preço de meias, bandidos estão a tentar roubar o seu dinheiro. Por exemplo, as estatísticas mostram que o número de páginas de phishing que tem por alvo dados financeiros aumenta um terço nesta época.

Temos dicas, mas primeiro deixe-nos descrever os tipos mais comuns de golpe à sua espera nesta temporada.

Fique atento às lojas falsas
A questão que mais impressiona com compras online é que basicamente está a trocar  dinheiro pela promessa de que algo será entregue. Pense bem, durante um período de 1 a 7 dias, o seu dinheiro já foi embora e tudo que tem é um e-mail a dizer que os seus bens estão a caminho.

Lojas falsas não têm razões para manter promessas. Elas pegam no seu dinheiro ou nos seus dados de cartão de crédito e desaparecem. Essas lojas tendem a ter três coisas em comum:


  • Nunca se ouviu falar delas;
  • Dependem muito de publicidade;
  • Oferecem descontos absurdos, como um iPhone novinho.


Se encontrar um negócio apetecível, tenha atenção. Tanto na Black Friday quanto nos outros dias, é melhor comprar em sites que já tenha tido alguma experiência.

Mais uma coisa: criminosos também tentam passar-se por lojas populares para roubar dados do cartão de crédito. Então preste bastante atenção à URL. Se for algo como MarcadoLivre.com no lugar de MercadoLivre.com, não faça nada no site, especialmente inserir dados financeiros.

Não seja enganado por mensagens de entrega falsas
O phishing depende muito de engenharia social e para ela funcionar, depende da sua vontade de ter algo ou de estar acostumado a algo. Então, se pediu um monte de coisas e está à espera que a sua encomenda apareça– como muita gente nesta época – um e-mail “Informações sobre o seu pedido” ou “Confirmação de entrega” pode até parecer legítimo, e importante o suficiente para que o abra, baixe um anexo ou clique num link.

Este cenário simples é a essência dos golpes de engenharia social envolvendo compras de fim de ano. O e-mail não é necessariamente legítimo. Pode ser enviado por criminosos que estão a tentar atrair para baixar malwares como banking Trojans ou ransomware, ou fazê-lo enviar os seus dados pessoais. Então, antes de abrir, tenha certeza de que o remetente é legítimo.


Conheça os seus contatos
Então, a Black Friday e a Cyber Monday foram cheias de oportunidades para comprar um monte de coisas úteis. E então recebe uma mensagem que parece ser do seu banco informando que detectou atividades suspeitas com o seu cartão de crédito. A mensagem orienta que faça uma ligação para verificar se tem conhecimento de todas as compras.

É bastante fácil de acreditar, considerando quantas coisas comprou em vários lugares, mas não se apresse para ligar para esse número na mensagem – ela pode levá-lo a cibercriminosos. Em vez disso, encontre o número oficial do seu banco e ligue para confirmar a autenticidade da mensagem. Se realmente houve atividade suspeita, vão orientá-lo.


Outras armadilhas
As possibilidades de phishing durante as vendas da Black Friday parecem infinitas, e os criminosos investem muito tempo para criar estratégias. Outro exemplo, um site falso pode oferecer cartões de presentes gratuitos em troca das suas informações. Claro, não há cartões. Não existe almoço grátis.

Outro site pode atrair vítimas com copões baratos, incentivando quem quer economizar – essa é a promessa. Naturalmente, os sites legítimos de cupões existem, mas há também os mal-intencionados.

Estes truques são apenas a ponta do iceberg; Os cibercriminosos têm lançado novas ideias com bastante frequência, fazendo como vítimas desde heavy-users até utilizadores pouco frequentes. Fizemos uma lista com dicas que podem protegê-lo.


Mantenha-se alerta
Não estamos a sugerir que se torne paranoico, mas comprar online requer alguns cuidados. Recomendamos que mantenha os olhos abertos. As nossas sugestões são:


  1. Perceba o que é phishing e como evitá-lo.
  2. Não clique em links suspeitos – podem leva-lo a malwares.
  3. Confirme sempre se páginas online, cartas e mensagens de texto são verdadeiras.
  4. Instale uma solução de segurança confiável, principalmente para casos que as coisas saem do controlo. Por exemplo, o Kaspersky Internet Security pode detetar sites de phishing e mantê-lo protegido de diferentes tipos de malware.


 

Fonte: Kaspersky

 


 


 


 


Quer descobrir mais sobre os nossos serviços ?

Estamos disponiveis para reunir e analisar as necessidades do seu negócio



Notícias relacionadas

Novo Veeam Agent para Microsoft Windows 2.0

FAÇA BACKUP DE POSTOS DE TRABALHO E SERVIDORES BASEADOS EM WINDOWS COM FACILIDADE

Ransomware dirigido a dispositivos móveis triplicou

O ransomware foi já caraterizado com uma das ameaças que mais tem crescido. No primeiro trimestre do ano a Kaspersky detetou mais de 218 mil ficheiros de ransomware em smartphones.

O Certificado de Comunicação de Documentos à AT será atualizado no dia 19 de janeiro de 2017

Não implica alterações no Software PHC

   

Onde estamos


Rua Américo Vigário, nº 5B
2665-224 Malveira

   

Email : ola@quantinfor.com

   

Telefone : (00351) 219 668 911

   

Segunda - Sexta : 9:00 - 18:00

CAPTCHA code