A importância da logística no seu negócio
Bruno Santos - ERP Project Manager
O impacto na produtividade e qualidade do serviço
Na Quantinfor conhecemos a importância da logística e o quanto ela impacta na satisfação do cliente e na avaliação da sua marca.
Para que isso ocorra de forma mais eficaz, é necessário criar estratégias que auxiliem esse setor a ter os resultados desejados. Quanto melhor a sua operação logística for preparada, melhor será a performance de entrega e retorno positivo dos seus clientes.
 
Os dois fatores que melhor irão contribuir no seu processo logístico de sucesso são o Picking e o Packing, no entanto a arrumação dos artigos também tem a sua importância para que os processos de Picking e Packing sejam mais eficazes.
O Picking, como é chamado, tem a função nada mais nada menos de recolha e separação de produtos da sua localização, antes de serem encaminhados para um cliente ou outro local, também conhecido como processo de preparação. Agora, o Packing, como o nome já sugere, é o processo de embalagem deste produto.
A arrumação de produto em várias localizações permite uma gestão de armazém muito mais eficaz, proporcionando linhas de picking muito mais reduzidas e desta forma uma otimização de tempo de preparação de encomendas mais eficaz. Com o módulo PHC Logística , é possível ter uma arrumação com multi-localização dos produtos.
Pode até parecer simples, no entanto ambos são processos fundamentais para melhorar qualquer operação logística, uma vez que esses fatores podem causar muito stress e desgaste entre as equipas responsáveis pelas tarefas quando são mal estruturados.
 
Picking
Este com certeza é um processo um pouco mais detalhado, que envolve cerca de 40% do custo com mão de obra e é responsável por determinar o prazo na execução do ciclo do pedido, o processo completo, desde o momento da solicitação até o recebimento do produto.
A maioria das empresas estão a procurar automatizar cada vez mais esse processo, mas é válido ressalvar que isto deve ser feito com muito cuidado, e fazer as análises corretamente em relação ao seu custo/benefício.
Definindo localizações específicas para Picking, conseguimos desta forma, reduzir os trajetos de preparação de encomendas e assim otimizar tempo nas mesmas.
É possível fazer isto de diversas maneiras, algumas delas são:
Picking isolado: quando a execução da operação é feita integralmente por um único colaborador, um pedido separado e preparado de cada vez;
Picking por lote: quando um lote é construído por vários pedidos (encomendas) e cada colaborador separa várias encomendas de cada vez, sendo os mesmos embalados posteriormente.
Picking por Produto: quando cada colaborador separa o mesmo produto para diversas encomendas.
 
Packing ou Embalamento
Da mesma forma que o Picking, o Packing também é considerado um processo que exige organização e vem a ser cada vez mais automatizado pelas empresas. Aqui é necessário a atenção aos detalhes, pois se for cometido um erro o produto pode sofrer uma avaria e ser devolvido.
Embora pareça soar como uma tarefa trivial, esse processo envolve a embalagem do produto de acordo com suas especificações. Por outras palavras: é preciso utilizar a embalagem correta para cada produto e acondicionar o mesmo para garantir a entrega nas melhores condições.
Caso o objetivo seja uniformizar os produtos, com a intenção de facilitar seu manuseio, preservação e, até mesmo, a descaracterização da embalagem para evitar furtos, então será necessário ainda mais de atenção e cuidado nesta etapa.
A experiência do cliente
No meio de tantos desafios para se ter sucesso em uma operação logística, é também importante inserir a qualificação das equipas responsáveis pelo Picking ou Packing. As empresas necessitam de encontrar a melhor equação para manter uma equipe expedita e ao mesmo tempo competente, capaz de conseguir aumentar a produtividade sem perder qualidade.
Com a implementação da solução de mobilidade em armazém, além de conseguir garantir a qualidade de serviço, minimizando em 90% os erros de expedição, conseguirá agilizar os processos de forma que o seu produto fique disponível para envio de forma muito mais rápida, garantindo assim a satisfação do cliente.
 
Pick Pack, o que é Picking e Packing
Para diminuir as possibilidades de ocorrerem alguns problemas é importante considerar KPIs ( métricas ) de produtividade e qualidade de serviço.
Erros acontecem, infelizmente em algumas situações não podemos controlar, mas é importante ressalvar que existem algumas falhas no processo que podem acarretar prejuízos para a empresa, Desta forma é essencial que a mesma avalie frequentemente os índices de satisfação dos clientes. Esse talvez seja um dos KPIs mais importantes, afinal de contas, se chegar ao nível de insatisfação do cliente, é possível analisar exatamente o que está a provocar o problema e encontrar uma solução de imediato para resolvê-lo.
O QPICK é a solução de mobilidade que a Quantinfor tem como “oferta” às empresas que complementa o ERP PHC para uma gestão eficaz de logística. Para melhorar o processo logístico é necessário também contar com o suporte necessário para o sucesso do seu negócio e garantir excelentes resultados. Contacte-nos para conhecer as nossas soluções.

Até a próxima!
TAGS
VOLTAR
Bruno Santos - ERP Project Manager
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

Boas Práticas em Cibersegurança
LER MAIS
A importância da logística no seu negócio
LER MAIS
Não deixe o seu negócio ficar para trás
LER MAIS
Perda de Dados Críticos
LER MAIS





© 2019 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.