As tecnologias da informação estão em constante mutação
João Mota
- CTO | CMO
mas o que nos espera 2021?
2020 foi um acelerador da transformação digital e prevê-se com a continuidade da pandemia que 2021 o continue a ser para a maioria das empresas. O foco estará sem dúvida nenhuma nos colaboradores e na independência da sua localização para conseguirem fazer o seu trabalho.
Apesar de todo o distanciamento físico que hoje em dia acontece, as empresas fazem-se de pessoas, e por isso mesmo é fundamental continuar a modernizar todos os processos que facilitem o trabalho remoto sem que se percam tarefas importantes ao negócio de cada um.
Todos conhecemos as vantagens do teletrabalho, e a importância do mesmo nesta altura que atravessamos, no entanto não deixamos de referenciar aqui as que consideramos serem as principais:
Possibilidade de acesso através de qualquer lugar e em qualquer dispositivo;
Interação em tempo real com todas as ferramentas da organização;
Uma maior agilidade no tempo de resposta;
Um possível aumento da produtividade;
Uma maior flexibilidade de horário para cada colaborador;
Nesta caminhada as tecnologias da informação serão cruciais, no entanto assiste-se aqui a uma crescente preocupação que tem que ver com a segurança dos dados e de toda a informação. Isto deve-se ao rápido amadurecimento das empresas e às rápidas mudanças para teletrabalho que nem sempre são acompanhadas por boas políticas de segurança.
Por este motivo as tendências para 2021 serão não só a continuidade do trabalho remoto, como as questões relacionadas com a segurança.
Já o mencionámos anteriormente, mas deixamos-lhe dicas importantes à prevenção de ciberataques e do comprometimento da informação da sua empresa:
Aceder sempre à rede da empresa através de uma ligação segura, uma VPN;
Ter sempre um sentido crítico em todos os emails que abre, verificar se conhece o remetente;
Atenção aos sites que abre e onde faz algumas compras online, verifique sempre se no URL tem o https;
Mude as passwords periodicamente e não crie palavras passe facilmente dedutíveis como datas de aniversário por exemplo;
Ter sempre as atualizações de segurança do sistema operativo efetuadas para prevenir alguns malwares;
Utilizar sempre as ferramentas que a própria empresa disponibiliza para troca de informação e nunca fazê-lo através de redes sociais por exemplo.
Caso queira saber mais ou se precisar de um parceiro tecnológico que o ajude a dar formação em #cibersegurança aos colaboradores da sua empresa ou melhorar a segurança da sua infraestrutura fale connosco através do ola@quantinfor.com.