Confiamos cada vez mais na tecnologia para “tomar conta” das memórias mais importantes das nossas vidas. Os filmes dos nossos filhos, fotografias do casamento, documentos financeiros, e-mails empresariais. Pense no que perderia se tudo isto desaparecesse para sempre.
O que é o backup? Basicamente, é fazer cópias de todas as informações importantes que não podemos perder. Não é tão difícil quanto parece - na verdade, é muito simples!
Atualmente o software PHC permite efetuar cópias de segurança da base de dados. Essa ação é efetuada pelo utilizador sem a obrigatoriedade de o fazer, pelo que depende do utilizador se a mesma é feita ou não.
O Oficio circulado 50.001/2013 veio alterar este procedimento colocando do lado do software a responsabilidade da existência de backups periódicos obrigatórios.
O Oficio circulado 50.001/2013:
3.1. A aplicação deve possuir:
3.1.2. Implementada uma política de cópias de segurança de periodicidade obrigatória de forma a minimizar o volume de dados a recuperar em caso de corrupção da base de dados e/ou a manutenção de duas ou mais base de dados simultâneas para que quando uma se corrompa a (s) outra (s) assegure (m) a continuidade da faturação.
3.1.3. Controlo direto ou indireto da base de dados que utiliza e o registo do n.º de reposições de cópias de segurança (backup) efetuadas.
De forma a respondermos a esta nova obrigatoriedade, foi criado o seguinte parâmetro:
"Intervalo de dias para executar o backup (1 - 365) " com o valor inicial de 30.
Quando atualizarmos o executável, se não alterarmos o valor do parâmetro ou não fizer backup pela aplicação, após 30 dias ficará impedido de criar/alterar: faturas, dossiers internos e recibos de adiantamento, compras de autofacturação, recibos de renda, emissão automática de recibos de renda e emissão de autos.
Ex: Ao criar uma fatura será apresentado uma mensagem: "O prazo para execução da cópia de segurança da Base da Dados já terminou, pelo que só poderá criar/alterar documentos de faturação após ser efetuada a cópia de segurança dos dados. Por favor contacte o administrador de sistema."