Cópias de Segurança? Para quê?
João Mota - CTO | CMO
Retenha os seus dados a longo prazo

Hoje em dia uma organização utiliza diversas ferramentas e aplicações para conseguir disponibilizar os diferentes dados aos seus colaboradores, para que estes consigam cumprir as suas funções e os processos diários dos quais são responsáveis. Mas será que esta informação está segura?

Ainda que a maioria das aplicações tenha a sua própria retenção de dados é fundamental perceber que a responsabilidade de ter uma cópia de segurança própria é essencial para a recuperação da informação em caso de perda.

Nesse sentido a proteção deve ser completa, e acima de tudo deve garantir uma recuperação rápida para que o tempo de paragem seja mínimo (RTO), e por conseguinte, não tenham graves prejuízos financeiros.

Um dos exemplos específicos que queremos dar-lhe é o do Microsoft Teams, uma ferramenta que dadas as suas funcionalidades e a conjuntura pandémica do ultimo ano teve um aumento exponencial de utilizadores e dados em circulação, mas já pensou o que aconteceria se perdesse os dados que criou nesta plataforma. De que forma consegue restaurar equipas, canais e configurações com facilidade?!

Apesar do Teams ter a sua retenção própria, esta não permite que haja uma recuperação completa em caso de ameaças de segurança o que pode levar à perda inevitável de dados ou que pelo menos não os consiga reter a longo prazo para obrigatoriedades legais por exemplo.

Se somos defensores da utilização desta ferramenta colaborativa e conseguimos perceber o potencial que se pode traduzir no bom funcionamento e produtividade dos seus colaboradores enquanto parceiros tecnológicos temos o dever de o informar que os dados nela contidos são seus e por isso mesmo a responsabilidade de protegê-los também é sua. E é por esse motivo que acreditamos ser imperativo que tenha:

  • Controlo total e proteção dos dados do Teams incluindo equipas, canais específicos e respetivas configurações;
  • Opções de restauro desenvolvidas especificamente para esta aplicação;
  • Possibilidade de realizar pesquisas parceladas nos vários componentes do Teams para uma melhor gestão sem dificuldades.

O aumento exponencial de dados no meio digital com a rapidez que aconteceu no ultimo ano fez com que nem sempre se tomassem medidas preventivas de segurança e por isso existem muitas empresas com a sua informação vulnerável.

Caso queira saber mais ou se precisar de um parceiro tecnológico que o ajude na implementação de soluções de backup para a segurança dos seus dados fale connosco através do ola@quantinfor.com.

TAGS
VOLTAR
João Mota - CTO | CMO
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

Cópias de Segurança? Para quê?
LER MAIS
Boas Práticas em Cibersegurança
LER MAIS
A importância da logística no seu negócio
LER MAIS
Não deixe o seu negócio ficar para trás
LER MAIS





© 2019 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.