Já cheira a Natal!
João Mota - CTO | CMO
Não confunda o pessoal com o profissional
Agora que estamos a chegar a uma das épocas festivas mais consumistas, é natural e humano que muitas vezes se façam algumas pausas no trabalho para pesquisar aquele presente ou toda uma lista de sugestões. O que muitas vezes acontece é que essas mesmas pesquisas e compras são feitas nos dispositivos pessoais, mas algumas pessoas (não é o seu caso) acabam por utilizar um dispositivo do trabalho para esse efeito.

É nestas alturas que a vulnerabilidade da empresa é colocada à prova, caso exista. E por estes motivos é fundamental ter boas políticas implementadas ao nível da #cibersegurança.

Nenhuma política prevalece a um colaborador #ciberinformado por isso, não só para proteger a empresa mas também os dados pessoais do utilizador é fundamental relembrar algumas dicas que ajudam a que estas pesquisas sejam seguras ou que estes comportamentos muitas vezes inocentes não se transformem em situações mais desagradáveis:

  • Verifique sempre se o seu sistema de antivírus está atualizado;
  • Questione sempre as promoções e as campanhas aliciantes que surgem e garanta que vêm de uma entidade credível;
  • Não abra nenhum link que lhe pareça suspeito;
  • Verifique se o site tem certificado de segurança, ou seja, que no seu url tem https;
  • Garanta que o método de pagamento utilizado é seguro e privilegie um cartão virtual que impossibilite que num ataque tenham acesso à sua conta principal;
  • Privilegie as redes seguras e nunca utilize as redes públicas para pagamentos por serem mais suscetíveis a ataques.
Não esquecendo obviamente que o objetivo principal e o mais importante é sempre diferenciar o que é pessoal do profissional, havendo essa impossibilidade e para minimizar os riscos deve ter alguns cuidados extra.

Caso queira saber mais ou se precisar de um parceiro tecnológico que o ajude a dar formação em #cibersegurança aos colaboradores da sua empresa ou melhorar a segurança da sua infraestrutura fale connosco através do ola@quantinfor.com
TAGS
VOLTAR
João Mota - CTO | CMO
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

O Peso das TI no orçamento das empresas
LER MAIS
Modernização? Sim, claro! E a segurança?
LER MAIS
O parceiro tecnológico ajuda no crescimento da sua empresa?
LER MAIS
Cópias de Segurança? Para quê?
LER MAIS





© 2019 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.