O problema da garantia na integridade dos backups
João Mota - CTO | CMO
Como podemos ter a certeza que os backups são fiáveis?

Os ataques informáticos sempre aconteceram, no entanto nos últimos tempos temos assistido a uma maior mediatização devido à visibilidade de algumas empresas afetadas. No entanto, não nos podemos esquecer, que todas as Micro, Pequenas e Médias empresas também são um alvo dos atacantes.

Pense nos dados e aplicações como pensa na segurança física da sua casa ou da sua empresa. Já pensou que coloca vários sistemas de proteção, como portas blindadas, sistemas de gradeamento para as janelas, videovigilância ou alarme para evitar que existam roubos? E no que diz respeito aos cibercriminosos? Deixa a porta no trinco, aberta ou com a chave debaixo do tapete?

Prevê-se que os ataques continuem a aumentar, então vamos falar da cibersegurança como a preocupação prioritária nas empresas. Chegou a vez de pensar nos pontos sensíveis da sua infraestrutura informática e pensar que cada janela é um ponto vulnerável à entrada de um pirata informático.

É imperativo perceber que a sua empresa vai ser alvo de uma tentativa de ataque, mas se estiver com a porta blindada, as janelas fechadas e vigiadas 24x7, pode não passar disso mesmo, de uma tentativa. Fale com o seu parceiro informático e informe-se, é fundamental que existam portas, janelas, fechaduras e chaves acessíveis só a pessoas de confiança, é neste sentido que tem de perceber que a sua empresa precisa de um conjunto de soluções integradas e não de uma ferramenta isolada para se proteger.

Uma das soluções que tem vindo a ganhar espaço é o Backup Imutável, um dos componentes do QSafeIT.

Que o backup é imprescindível, já todos reconhecemos, mas temos de dar um passo em frente e perceber que os dados não podem ser alterados ou apagados por ninguém independente da sua intenção, e isso é a imutabilidade de um backup.

De que serve o investimento numa solução deste tipo?

  • Protege contra ransomware
  • Evita a exclusão acidental de arquivos
  • Protege contra erros humanos e bugs
  • Respeita as políticas de segurança implementadas na empresa
  • Mantém a autenticidade dos dados para requisitos de litígio

Desta forma é a “garantia de integridade dos dados armazenados, desde o backup original” tornando-o seguro e fiável.

Ao fazer o investimento nas soluções certas, devidamente testadas, comprovadas e integradas há uma minimização de riscos para a empresa, esse é o melhor seguro que podem ter.

Voltando à analogia do início do texto, tranque todas as possíveis entradas na sua empresa, quer a nível físico quem a nível de cibersegurança.

Caso precise de ajuda, fale connosco, conseguimos fazer uma auditoria à sua empresa e perceber qual a janela que tem de ser fechada! Não deixe a sua empresa vulnerável.

TAGS
VOLTAR
João Mota - CTO | CMO
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

Copilot para o Microsoft 365
LER MAIS
A importância do modelo de confiança zero
LER MAIS
Backups Imutáveis
LER MAIS
Já ouviu falar em DNS Filtering?
LER MAIS


© 2021 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.