O seu negócio está preparado para sobreviver ao Crypto-Ransomware?
-
A Quantinfor pode ajudar o seu negócio a estar protegido contra a ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a ser uma prática comum - O Ransomware.

A Quantinfor pode ajudar o seu negócio a estar protegido contra a ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a ser uma prática comum - O Ransomware. 

É um tipo de malware que cobra um valor monetário para restabelecer o acesso a um recurso que pertence à vítima. No caso do crypto-ransomware, os recursos "sequestrados" são os ficheiros e os dados que se encontram armazenados no dispositivo infetado.

O crypto-ransomware encripta os dados da vítima num formato ilegível que só pode ser decifrado mediante uma chave de descodificação concreta. Porém, o criminoso só fornece essa chave mediante a cobrança de um pagamento.

Se os consumidores recebem pedidos de resgate na ordem dos 250 e 500 euros, às empresas os cibercriminosos cobram valores muito mais elevados, visto que os seus dados são muito valiosos.

Muitos utilizadores acabam por ceder à chantagem efetuando o pagamento, e muitas vezes não obtém o retorno dos dados.

Embora o pagamento da descodificação seja elevado este acaba por ser o menor dos problemas que a empresa pode vir a enfrentar: estes ataques podem provocar perdas financeiras muito maiores.

O crypto-ransomware pode atacar uma grande variedade de dispositivos:

- PCs

- Computadores Mac

- Tablets e smartphones Android

- Infraestrutura de ambientes virtuais (VDI)

Assista aqui a um vídeo que demonstra a técnica de Ransomware.

Apresento alguns conselhos importantes que podem ajudar a proteger o seu negócio contra este super vírus:

1- Dar formação aos seus colaboradores:

As pessoas costumam ser o elemento mais vulnerável de qualquer negócio. Dê formação aos seus colaboradores sobre alguns dos conceitos básicos de segurança informática, tais como:

• Phishing e os seus riscos

• As implicações de segurança associadas à abertura de um ficheiro enviado por e-mail que pareça suspeito.

2- Realizar periodicamente cópias de segurança dos dados mais importantes:

É importante que seja feita uma cópia de segurança dos dados num subsistema de segurança sem conexão, em vez de copiar apenas os ficheiros para outro sistema "autónomo" dentro da rede corporativa. Caso contrário, o crypto-ransomware poderá encriptar os arquivos da cópia de segurança. Conheça aqui a nossa solução.

3- Proteja todos os dispositivos e sistemas:

Crypto-ransomware não ataca apenas computadores terá que ter em consideração se o seu software de segurança protege os computadores Mac, máquinas virtuais e os telemóveis Android.

4- Implemente e mantenha atualizado o seu Software de Segurança:

Os produtos Kaspersky Lab oferecem soluções de segurança multi-camada que protegem o seu negócio contra as ameaças conhecidas, desconhecidas e mais avançadas, entre as quais se incluem os crypto-ransomware.

Espero que este artigo tenha sido útil, pode contar com a equipa Quantinfor para ajudar sobre este tema, ou esclarecer alguma dúvida!      

Até breve.

Marco Pacheco

Fonte: Kaspersky Lab

 

 

 

 

 

 

TAGS
VOLTAR
-
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

Copilot para o Microsoft 365
LER MAIS
A importância do modelo de confiança zero
LER MAIS
Backups Imutáveis
LER MAIS
Já ouviu falar em DNS Filtering?
LER MAIS


© 2021 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.